21/07/2015

Maior parte dos brasileiros já pode ser considerada ‘madura’ digitalmente

Qual é o grau de sofisticação do seu uso da internet? Você é daqueles que faz pouco mais do que acessar o Facebook e o WhatsApp? Ou é do tipo que ancora sua existência no mundo online, usando a rede para se informar, ver a previsão do tempo, pagar contas, procurar relacionamentos, ouvir música, assistir a seriados de TV, dentre muitas outras atividades?
Se você se encaixa na segunda opção, pode se considerar um “maduro digital”. De acordo com uma pesquisa do Ibope sobre hábitos na internet, cedida com exclusividade para o Estado, a maturidade digital está relacionada ao número de atividades realizadas na rede. “Imaturos” realizam de 1 a 5 atividades. No meio-termo, estão os que fazem de 6 a 10 atividades. Já aqueles que atingiram a maturidade digital são pessoas que praticam de 11 usos distintos da rede para cima.
A boa notícia é que, com 63% de seus 84 milhões de usuários de internet (segundo a Comscore) na categoria dos 11 usos ou mais, o Brasil pode ser considerado um país digitalmente maduro. Por outro lado, quando se considera as atividades individualmente, se observa discrepâncias grandes entre os tipos de atividade. No topo do engajamento estão, como era de se esperar, as redes sociais. Na outra ponta, atividades como fazer cursos online, procurar emprego ou realizar compras pessoais têm adesão baixa no Brasil.
A pesquisa entrevistou cerca de 20 mil pessoas entre fevereiro de 2014 e março de 2015 e considerou o uso da internet via web e móvel. Quando comparados a dados de 2005 do próprio Ibope, fica clara a evolução. Há dez anos, apenas 44% das pessoas que utilizavam a internet realizavam uma diversidade maior de atividades.  Continue lendo >>>

Nenhum comentário:

Postar um comentário